Detalhes
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
A disciplina pretende contribuir com a formação didática do professor de ensino superior voltada a uma concepção dentro de conceitos holísticos do saber, estando de acordo LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as prerrogativas da educação defendidas pelo MEC e MS. Assuntos a serem abordados: a universidade e o professor: papéis e perfis; planejamento do ensino; metodologias de ensino; Metodologias de ensino a distância; metodologias de avaliação educacional discente.
BIBLIOGRAFIA
1. BARBOSA JRA. Didática do Ensino Superior. IESDE Brasil S.A.. Curitiba. 2011. 2.ª edição.
2. CARLOS ESTRELA. Metodologia Científica: ciência, ensino e pesquisa. 2.ed. São Paulo: Artes Médicas, 2005, cap.8.
3. CONSOLARO. O “SER” professor. Maringá: Dental Press Editora, cap. 15 2011.
4. Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos cursos de graduação da UFMG. 2020
5. https://www.ufmg.br/integracaodocente/wp-content/uploads/2020/07/ENSINO-REMOTO-2907.pdf FREIRE P. Pedagogia do Oprimido. 47a edição, Editora Paz e Terra S/A, 2008.
6. MADEIRA MC. Professor universitário aprimorando o desempenho. São Paulo:Sarvier. 2011.
7. MADEIRA MC. Sou professor universitário. E agora? 2.ed. São Paulo:Sarvier. 2010. caps.21 e 22.
8. MASETO MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
9. MONEREO C et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2016.
10. MOYSÉS SJ. Saúde coletiva: políticas, epidemiologia da saúde bucal e redes de atenção odontológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013.
11. OLIVEIRA MSL et al. Diálogos com Docentes sobre Ensino Remoto e Planejamento Didático. 2020 http://www.decon.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/di%C3%A1logo.com_.docentes.ensino.remoto.planejamento.did%C3%A1tico.pdfPÉREZ GÓMEZ AL. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
12. Revista Docência do Ensino Superior. 2020- https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/issue/view/864
13. RUHE V; ZUMBO BD. Avaliação de educação a distância e E-learning. Porto Alegre: Penso, 2013.
14. SANTOS E. Série Educação - Mídias e Tecnologias na Educação Presencial e a Distância. São Paulo:LTC. 2016.
VOLTAR

Nome da Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Obrigatória: Não
EMENTA
A disciplina pretende contribuir com a formação didática do professor de ensino superior voltada a uma concepção dentro de conceitos holísticos do saber, estando de acordo LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as prerrogativas da educação defendidas pelo MEC e MS. Assuntos a serem abordados: a universidade e o professor: papéis e perfis; planejamento do ensino; metodologias de ensino; Metodologias de ensino a distância; metodologias de avaliação educacional discente.
BIBLIOGRAFIA
1. BARBOSA JRA. Didática do Ensino Superior. IESDE Brasil S.A.. Curitiba. 2011. 2.ª edição.
2. CARLOS ESTRELA. Metodologia Científica: ciência, ensino e pesquisa. 2.ed. São Paulo: Artes Médicas, 2005, cap.8.
3. CONSOLARO. O “SER” professor. Maringá: Dental Press Editora, cap. 15 2011.
4. Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos cursos de graduação da UFMG. 2020
5. https://www.ufmg.br/integracaodocente/wp-content/uploads/2020/07/ENSINO-REMOTO-2907.pdf FREIRE P. Pedagogia do Oprimido. 47a edição, Editora Paz e Terra S/A, 2008.
6. MADEIRA MC. Professor universitário aprimorando o desempenho. São Paulo:Sarvier. 2011.
7. MADEIRA MC. Sou professor universitário. E agora? 2.ed. São Paulo:Sarvier. 2010. caps.21 e 22.
8. MASETO MT. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
9. MONEREO C et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2016.
10. MOYSÉS SJ. Saúde coletiva: políticas, epidemiologia da saúde bucal e redes de atenção odontológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013.
11. OLIVEIRA MSL et al. Diálogos com Docentes sobre Ensino Remoto e Planejamento Didático. 2020 http://www.decon.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/di%C3%A1logo.com_.docentes.ensino.remoto.planejamento.did%C3%A1tico.pdfPÉREZ GÓMEZ AL. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
12. Revista Docência do Ensino Superior. 2020- https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/issue/view/864
13. RUHE V; ZUMBO BD. Avaliação de educação a distância e E-learning. Porto Alegre: Penso, 2013.
14. SANTOS E. Série Educação - Mídias e Tecnologias na Educação Presencial e a Distância. São Paulo:LTC. 2016.